Melhor Plano premia os melhores provedores de internet banda larga em mais de 630 cidades do país

Premiação se baseou em 39 milhões de testes de velocidade e 1 milhão de opiniões dos usuários

O Melhor Plano, site que compara planos de internet em todo o Brasil, realizou uma pesquisa durante um ano sobre a qualidade dos provedores de internet banda larga no país e premiou os melhores de 2019 em cada região. Mais de 630 cidades participaram do Prêmio Melhor Plano, que foi realizado em parceria com o site Minha Conexão.

A apuração foi realizada a partir de 39 milhões de testes de velocidade e cerca de um milhão de opiniões dos usuários sobre a satisfação com os provedores. No site do Melhor Plano é possível checar os vencedores em cidades de vários estados do Brasil e visualizar quantos testes foram realizados por região.

Por exemplo, na cidade de São Paulo foram avaliados quase 6 milhões de testes de velocidade e cerca de 150 mil notas de satisfação dos usuários, a TIM foi a vencedora nas três categorias. Enquanto no Rio de Janeiro foram 3 milhões de testes de velocidade e 76 mil notas de satisfação, tendo a NET como vencedora da categoria “Melhor Velocidade de Internet Banda Larga” e TIM como “Maior Satisfação” e “Melhor Provedor”.

melhor plano

legenda: no site é possível checar os vencedores de cada cidade

O prêmio conta com três categorias: Melhor Velocidade de Internet Banda Larga, Maior Satisfação e Melhor Provedor. O Prêmio Melhor Plano também está

segmentado por estados, sendo possível conferir a melhor internet banda larga de cada um, e também a nível nacional. De acordo com o levantamento, a NET Virtua foi a melhor nas três categorias no país.

O co-fundador do Melhor Plano, Felipe Byrro, afirma que todos os dados foram devidamente analisados para gerar transparência sobre os vencedores. Além disso, a premiação por cidades é algo inédito e o objetivo é facilitar a vida de quem contrata esses serviços. “O foco do prêmio, além de ajudar o usuário, foi eleger os melhores provedores de diversas cidades do Brasil. Há muitos provedores regionais que foram bem avaliados pelo público. Nós não queríamos fazer um ranking como outros sites já fizeram, mas sim realmente premiar aqueles que se destacaram a partir do levantamento de dados que fizemos”, disse.

Metodologia

Os vencedores foram definidos a partir de testes de velocidade de internet realizados em todo o ano de 2018 no site parceiro Minha Conexão. Ao todo, foram 39.942.603 de testes e 1.022.387 opiniões de usuários considerados na pesquisa. O público do site realiza testes de velocidade e ainda pode dar uma opinião sobre a satisfação com o provedor atual.

Algumas cidades do país não foram contempladas com o prêmio, pois não tiveram testes suficientes para participação ou apresentaram dados inconsistentes. A análise dos dados contou com a utilização de algoritmos para filtrar e eliminar possíveis fraudes.

Para a participação no prêmio, foi considerado que o provedor deveria ter um mínimo de mil testes de velocidade no período avaliado e deveria possuir, no mínimo, 3% da amostra dos testes por região avaliada para ter significância estatística. Na categoria “Melhor Velocidade de Internet Banda Larga”, para a escolha do provedor mais rápido, foi determinado um índice que incorpora o valor  de download e upload do provedor, dando um peso de 90% para o download e 10% para o upload. Foi considerado um peso maior em velocidade de download, porque representa melhor a experiência dos consumidores com a internet no dia a dia.

fórmula

Para chegar ao cálculo do valor de download e upload, foi utilizada uma fórmula estatística para que os resultados ficassem mais precisos. Utilizou-se uma distribuição normal na qual os valores do percentil 10, percentil 50 (também conhecido como mediana) e percentil 90, foram combinados em uma média ponderada usando uma proporção de 1:2:1, respectivamente.

Na categoria “Maior Satisfação” foi considerado que o provedor deveria ter, no mínimo, 30 avaliações na região da pesquisa. Cada usuário do site Minha Conexão pode dar uma nota de satisfação de 0 a 5 após o teste de velocidade de internet. O cálculo foi feito com a nota média do provedor na região avaliada. Além disso, foi considerado no levantamento dos dados do prêmio, apenas uma avaliação de IP por mês para gerar maior transparência no resultado e evitar  possíveis fraudes de votação.

A escolha do “Melhor Provedor” foi feita a partir da soma dos índices das duas categorias principais do prêmio.

Sobre o Melhor Plano

Melhor Plano é uma startup especializada em comparação de planos de telefonia e internet no Brasil, de forma imparcial e transparente. O site compara planos empresariais, individuais e planos para uma família com até 5 linhas, do tipo controle e pós-pago, além de internet banda larga, tv, fixo e combos.

Em breve a empresa pretende trabalhar também com provedores de internet regionais, para atender principalmente a demanda de usuários que vivem no interior do Brasil. Para mais informações, visite https://melhorplano.net.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite um termo de busca:

Regional - Ribeirão Preto/SP

Avenida Bráz Olaia Acosta, 1900 – Jardim California | Ribeirão Preto/SP – CEP 14026-040

Regionais Sul de Minas - MG

Regional Minas Gerais – Arceburgo
Rua Presidente Vargas, 608 – Centro | Arceburgo/MG – CEP 37820-000

Escritório Itamogi
Rua Francisco de Campos, 720 – Centro | Itamogi/MG – CEP 37955-000

Regional - Franca/SP

R. Olívio Fenath, 401 – Distrito Industrial | Franca/SP – CEP 14406-073

Matriz - Cajuru/SP

Rua Tristão José de Carvalho, 476 – Centro | Cajuru/SP – CEP 14240-000

0800 940 3006

Fale com a Skynet

Trabalhe Conosco

Regional - Itamogi/SP

Endereço completo | Itamogi

0800 940 3006

(35) 3618-0245

2 Computadores +

4 Celulares +

2 TVs Smart +

2 tablets

Plano sugerido

300 MEGA

2 TVs Smart

+

2 Celulares

+

2 tablets

Plano sugerido

200 MEGA

1 Computador

+

3 Celulares

Plano sugerido

50 MEGA

2 Computadores

+

2 Celulares

+

1 tablet

Plano sugerido

100 MEGA

Entramos em contato com você